Return to site

Tricofilia

fetiche por cabelos e pelos do corpo

· tricofilia,cabelos,fetiche por cabelos,fetiche,pelos corporais

Fetiche por cabelos – Tricofilia

Por definição a tricofilia é o fetiche por cabelos e pelos do corpo, mas o post está focado nos cabelos.

Foi feita uma pesquisa na internet com no mínimo 5mil pessoas em 381 fóruns de discussão fetichistas, o resultado foi:

7%cabelos

12% lingerie

e surpreendentemente:

4% por genitais, 

3%seios, 

2% bumbum e 

menos de 1% por pelos corporais. 

(Eu não me surpreendi porque na minha opinião quem gosta dessas coisas não se sente fetichista e não faz parte de fóruns fetichistas)

Voltando a falar sobre os cabelos…  existem indivíduos que se sentem estimulados sexualmente em ver certos tipos de cabelo (principalmente ruivos, ou longos) ou tocar nos cabelos, ou ainda cortá-los ou raspá-los, neste caso tanto o “cortador” quanto o/a donos(as) dos cabelos.

Como eu sempre digo, tudo começa na infância, e com os cabelos não é diferente, quando bebês os cabelos da mãe estão sempre ao nosso alcance, além de presenciarmos, não só a mãe, mas outras mulheres ajeitando o cabelo para ficarem “mais bonitas”.

Quando crianças, são nossos cabelos que nos diferenciam, os meninos usam cabelos curtos já meninas cabelos compridos.

Se o corte dos cabelos remete a sensação de tirarem a mãe da gente ou de humilhação, eu não sei. Mas eu lembro de ter chorado MUITO quando cortaram os meus cabelos compridos e me deram um corte “channel” nos meus 7 anos de idade.

Os cabelos estão presentes em mitos e fábulas - Você com certeza já ouviu falar em Meduza, Rapunzel, Sansão e Dalila e talvez se lembre de um maluco no filme “As Panteras 2″ que arrancava um chumaço de cabelo de uma delas. 

broken image

Na História, cabelos compridos nos homens era sinal de poder. As mulheres quando se tornam mais independentes cortam os cabelos, já notou?

broken image

A EROTIZAÇÃO DOS CABELOS

Os cabelos longos, despenteados são sexualmente e moralmente contestadores. Naturais porque informais, mas perversos porque auto-divinizante e auto-eróticos pois têm uma sobrenatural iridescência sexual: uma coroa solar.

Entre as mulheres, o cabelo aparece como uma das armas principais da sedução. Maria Magdalena, na iconografia cristã, aparece sempre representada com cabelos longos e desmanchados, sinal de abandono a Deus, mais ainda, uma lembrança de sua antiga condição de pecadora. A noção de provocação sensual, ligada à cabeleira feminina, na tradição cristã aparece como o antigo costume de utilizar um véu sobre os cabelos ao se entrar na igreja.

broken image

Os cabelos esvoaçantes da Vênus de Botticelli foram e continuam sendo a linguagem de Eros feminino. Pertencem ao cânone feminino da beleza conservando uma relação íntima com seus portadores, mesmo depois de seu corte. Conservados em relíquias, não são apenas objetos de veneração, mas também expressam um desejo de participação em suas virtudes. Representam muito freqüentemente certos poderes do homem: a força e a virilidade como no mito de Sansão. Esta associação manifesta claramente um elo estabelecido entre o cabelo e a força vital.

Os religiosos de conventos católicos tosam o cabelo das freiras quando elas fazem os votos, simbolizando não apenas um sacrifício, uma penitência, o caminho das virtudes, mas indicando também uma renúncia—voluntária ou imposta—, às prerrogativas da carne e à sua própria personalidade. Uma renúncia aos prazeres profanos e um voto de obediência

CABELOS E O MITO DA MEDUSA

Beth Seelig (2002)[3] no trabalho “The rape of Medusa in the temple of Athena” aponta para a sensualidade dos cabelos, no mito do perigoso monstro feminino Medusa – a representação da mulher assertiva, fálica e perigosa ou a alternativa, passiva, castrada e receptiva — a virgem intelectual Atena.

(retirado do texto de Maria Stela de Godoy Moreira, (PhD) Doutora em Psicologia Clínica (USP)Membro

Efetivo e Analista Didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo)

E as mulheres?

O que será que pensam ou fantasiam? Gostam de homens cabeludos?

E a expressão “é dos carecas que elas gostam mais” … muita testosterona causa queda de cabelo… (entenderam né?).

Então mulherada, aqui nesse post, vamos comentar sobre os cabelos dos meninos!

Fontes:

Wikipedia, en

Maria Stela Godoy Moreira – (PhD) Doutora em Psicologia Clínica (USP)Membro Efetivo e Analista Didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo – Para quem quer saber sobre tricotilomania – mania de arrancar os cabelos- ou mesmo se aprofundar sobre fetichismo, vale muito a pena ler.

Fórum de fetichistas por cabelos compridos

Plazaone.com – fetish hair page

*ENFATIZANDO que a palavra “fetiche” aqui, é erradamente usada com o significado de atração.

O fetiche mesmo é uma parafilia – ou seja uma doença, em que os fetichistas só conseguem o prazer sexual tendo em mãos ou em contato o abjeto do fetiche.